terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como funciona um capacete?!

Simples! Você coloca, cai de cabeça no chão igual a um foguete e sai vivinho! Pera aí!? Não é bem assim... tô cansado de ver gente falando: "Capacete bom é aquele que aguenta pancada, o meu já caiu no chão 1000000 vezes e aqui... tá novinho!!" Geralmente mantenho meus cascos à distância deste tipo de pessoa!

Capacetes não são eternos e acredite, eles têm prazo de validade (cerca de 5 anos)!! E foram feitos para aguentar UM ÚNICO impacto. Sim... um único! Se você caiu alguma vez e seu capacete salvou sua vida, parabéns, pegue seu capacete usado, coloque na sua estante como um troféu e compre outro novinho!

Eles absorvem o impacto através da deformação elástica da calota externa, geralmente composta por fibras orgânicas ou resinas termoplásticas, que por sua vez comprimem uma camada de poliestireno expandido. A camada externa é elástica, geralmente com o impacto ela deforma, distribuí a energia ao longo do capacete, e volta à forma original, dando a sensação que o capacete ainda está novo em folha. Porém a parte interna, sofre uma deformação definitiva que ajuda a prevenir a transmissão do impacto para o cérebro e como diz Galvão Bueno: "O Cérebro é um queijo pastoso dentro de uma caixa de madeira".


Teste de impacto realizado nos laboratórios da Nolan

Já ia me esquecendo... este sistema só é efetivo quando o capacete está bem preso à cabeça pela cinta jugular! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário