quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estilo e segurança: tipos de capacetes

Existem modelos de capacetes para todos os gostos... para os adeptos das superesportivas é indispensável o capacete fechado... para os usuários de scooter os abertos... para cada estilo existe uma opção! Abaixo eu listo 5 tipos básicos de capacetes.

O capacete fechado:
Shoei RF 1000 - Flutter
Particularmente é o meu favorito. Além de ser o mais comum de ser visto nas ruas, é imbatível no quesito segurança! É o tipo de capacete que melhor protege contras os impactos frontais. Eles também têm as melhores notas nos quesitos: absorção de ruídos e aerodinâmica. Parece perfeito até aí, mas eles também têm seus poréns... Não é ideal para comunicação e a ventilação deixa muito a desejar na maioria dos modelos.

O capacete aberto:
Momo - MinMomo

 Minha primeira experiência com motociclismo foi com um desse, o instrutor da moto-escola me trouxe o capacete mais arregassado bacana que havia por lá (tanto que depois da primeira aula decidi comprar o meu). Devido à excelente qualidade do capacete, vou me limitar a falar dos pontos positivos:

No dia da primeira aula fazia muito calor, foi uma das melhores sensações da minha vida sentir aquele ventinho no rosto! A visibilidade também é excelente.

Se você for comprar um scooter para o dia-a-dia, recomendo que tenha um para o verão.

O capacete articulado:

AGV - Longway

Popularmente conhecido entre os motociclistas como "robocop", muito usado pelos policiais e pilotos das Big Trails. Ele oferece muita versatilidade, faz uma média entre os melhores atributos dos capacetes fechados e dos abertos. Geralmente o peso deles pode causar um desconforto e dependendo da qualidade são bem barulhentos. É de longe o capacete que oferece mais recursos (alguns tem até óculos de sol escamoteável).

O capacete cross:
Lazer - MX7 Evo Carbon Light Hurricane


Definitivamente não é o meu estilo de capacete, mas para os apreciadores de motos dual purpose, motard e motocross ele realmente faz diferença. Seu grande diferencial é a capacidade de proteção contra cascalho, pedregulhos e lama, tudo isso devido ao seu projeto e alguns acessório como a pala e a queixeira alongada.
Nem tente pilotar uma superesportiva com esse capacete!! Todos esses acessório que compõe este modelo o transformam em um verdadeiro flap, podendo até quebrar o seu pescoço causar um torcicolo!!

O capacete coquinho:
Um coquinho qualquer!


Pode parecer preconceito, mas não é!!! Esse é um espécime muito encontrado nas cabeças dos tios americanos, gordos, carecas, barbados, geralmente tatuados e distintamente trajados com coletes de couro e rebites metalicos que montam em suas motos custom ou choppers...

Se você gosta deste estilo não fique bravo(a) comigo, respeito quem gosta de qualquer tipo de moto! Só peço que não se deixe levar pelas aparênciase não se engane... isso NÃO É um capacete, seu uso é proíbido na maioria dos países (inclusive aqui no Brasil), e oferece o mínimo de proteção possível para sua cabeça. Se vir um coquinho e ficar tentando em comprar... pense 5x!!!

3 comentários:

  1. ahh vc tinha razão gostei do primeiro..
    achei a borboleta muito chic hahaha
    o do coquinho foi engraçado, muito bom o post
    bjs

    ResponderExcluir
  2. O capacete aberto é legal, No que diz respeito ao código de transito brasileiro?

    ResponderExcluir
  3. É sim Aline!! Desde que tenha o selo do Inmetro, os adesivos retrorefletores e a viseira ou óculos.

    ResponderExcluir